Thursday, January 13, 2011

Está chegando a época da tanajura, quem vai querer?

Posted in , ,

Em janeiro aumenta a oferta de tiragostos regionais, dentre eles, principalmente, o caju, pra tomar com a famosa cachaça. Mas devido a temporada outro tiragosto aparece nessa época, um pouco estranho confesso, mas ainda é apreciado dos mais novos aos mais antigos: tanajura..

Aquela formiga voadora, que frita, se transforma em uma das mais tradicionais e "caras" iguarias da culinária regional. Mas a tanajura é assim, ou você gosta ou detesta, sente nojo, não tem meio termo. Não existem muitas receitas com tanajura, alguns fazem farinha para acompanhamento, acho um desperdício. No Ceará fazem bolo, colocam como ingrediente de risoto, não sei se é verdade, vi na internet. Mas o melhor mesmo é ela frita na manteiga com sal. E pronto!
Atta bisphaerica Forel - saúva-amarela ou saúva-mata-pasto
A tanajura, içá, bitu ou rainha das formigas, revoa em dias claros do começo da estação chuvosa  (janeiro a março) e, fecundada, inicia um novo sauveiro. Traz no aparelho bucal uma bolota de fungo de seu formigueiro natal e a regurgita no novo sauveiro, irrigando-a depois com sua matéria fecal. Cerca de 99% das içás não chegam a formar sauveiros maduros.

Diversas espécies eram consumidas pelos índios brasileiros fritas em salmoura e misturadas com farofa. Essa tradição foi passado para os sertanejos e tropeiros, os quais ainda nos dias atuais não deixam a tradição ser exterminada. Em alguns lugares do nosso Nordeste, as tanajuras fazem parte de um cardápio exótico, sendo iguaria em mercados públicos como o de São José, no Recife. Estão vendo! Quem disse que comer tanajura não é cultura! rss